Aluguel em Pelotas: o que fazer na cidade?

Se você é novo na cidade, descobrir o que fazer em Pelotas não precisa ser um processo demorado.

É claro que, com o tempo, você descobre as peculiaridades da cidade e julga por sua própria conta e gosto. Porém, caso você queira já ir direto para as atividades mais divertidas, inusitadas e/ou tipicamente pelotenses, aqui vai um tour rápido sobre o que fazer em Pelotas.


1. Lanches de Pelotas

foto: Circulus

Você veio para Pelotas e está planejando jantar em restaurante? É uma boa ideia, mas se for praticada uma vez a cada duas semanas, e isso se você quiser ostentar ou fazer um tour gastronômico na cidade.

Na verdade, o protocolo da região é um pouquinho diferente. Final de semana é momento de pedir lanche. E, em Pelotas, lanche tem nome: bauru.

Para você entender, o bauru é um tipo de xis turbinado tradicionalmente gaúcho que se espalhou pelo Brasil inteiro. Se você dobrar uma esquina errada em Maceió, são grandes as chances de você topar com uma variação dos antigos "bicões" oferecendo carne preparada na chapa, prensada entre dois pães e envolta em uma cama de salada.. 

E mais: a cidade se vangloria de ser a capital nacional do lanche. Então, se você está procurando o que fazer em Pelotas, experimentar umas 5 ou 6 variedades de bauru é programa obrigatório.


2. Eventos de rua

Outra coisa que você pode fazer em Pelotas é frequentar os eventos de rua, porque a variedade cultural é muito interessante aqui na cidade. Com a abertura do SiSU em 2010, muitos estudantes de outros estados começaram a procurar os cursos da UFPel por causa da qualidade do ensino. Com isso, a cena cultural da cidade cresceu e muitas opções baratas surgiram.

Desde essa época, a cidade ganhou eventos urbanos populares como o Sofá na Rua e o Piquenique Cultural, reunindo centenas de pessoas gratuitamente nos nossos espaços públicos. Da mesma maneira, os movimentos negro e feminista também ganharam cenas mais fortes, com coletivos e rolês independentes próprios. Toda essa cena é riquíssima e vale a pena ser conhecida de perto. Em termos de cultura, não vai faltar o que fazer aqui em Pelotas.


3. Laranjal

Se você mora em um centro urbano um pouco mais conturbado, uma das grandes vantagens de Pelotas é o desafogo de ter uma praia a 10 minutos do centro, com uma orla muito bonita repleta de plátanos.

Aos domingos, o ponto é especialmente movimentado porque milhares de pelotenses aproveitam o período de folga para lagartear no sol e tomar um chimarrão debaixo da sombra das árvores. Então, se a sua ideia de atividade envolve ficar de pernas para cima, essa é a opção ideal para você.


4. Prédios históricos

Outra ideia de o que fazer em Pelotas é simplesmente dar um passeio a pé e curtir a paisagem arquitetônica do centro histórico.

Nos casarões antigos em torno da Praça Coronel Pedro Osório, você encontra fragmentos preservados da história da cidade. Se não bastasse por si só a arquitetura dessas construções ser muito bonita, os prédios também recebem trabalhos incríveis da universidade que ficam abertos à visitação do público, muitas vezes gratuitamente.

Da mesma maneira, na Bibliotheca Pública e nos Casarões funcionam exposições frequentes organizadas por núcleos de estudo que mostram as raízes da história pelotense e trazem material riquíssimo sobre as famílias e as regiões da cidade. Vale muito a pena fazer um tour inteiro enquanto você estiver por aqui.

O que mais fazer em Pelotas?

Entre tomar um café no Aquários, curtir a noite no Mercado Público ou assistir a eventos no Teatro Guarany, há muitos mais opções de lazer aqui na cidade, mas agora você vai descobrindo sozinho. Se você está vindo estudar, a gente garante que umas três semanas em ambiente universitário são mais do que suficiente para você encontrar o que fazer por uns 5 anos.

Bem-vindo a Pelotas!


Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies